terça-feira, 27 de novembro de 2012

Combater o Preconceito na Escola





Sugestão de atividades para combater o preconceito
Lucimar Rosa Dias, especialista em Educação e relações raciais, doutoranda em Educação pela Universidade de São Paulo e membro da Comissão Técnica Nacional de Diversidade para Assuntos Relacionados à Educação dos Afro-Brasileiros, do Ministério da Educação, e Waldete Tristão Farias Oliveira, coordenadora pedagógica do Centro de Educação Infantil Jardim Pan-Americano e formadora de professores, sugerem as seguintes atividades para promover ações afirmativas e combater o preconceito e a discriminação em sala de aula. 

RODAS DE CONVERSA Reunir os pequenos em uma roda abre espaço para conhecê-los melhor. Para entender as relações de preconceito e identidade, vale a pena apresentar revistas, jornais e livros para que as crianças se reconheçam (ou não) no material exposto. A roda é o lugar de propor projetos, discutir problemas e encontrar soluções. Também é o melhor espaço para debater os conflitos gerados por preconceitos quando eles ocorrerem. Nessa hora, não tema a conversa franca e o diálogo aberto. 

VÍDEOS E CONTOS A leitura de histórias merece lugar de destaque na sala de aula. Ela é o veículo com o qual as crianças podem entrar em contato com um universo de lendas e mitos e enriquecer o repertório. Textos e imagens que valorizam o respeito às diferenças são sempre muito bem-vindos. 

BONECOS NEGROS As crianças criam laços com esses brinquedos e se reconhecem. É interessante associar esses bonecos ao cotidiano da escola e das próprias crianças, que podem se revezar para levá-los para casa. A presença de bonecos negros é sinal de que a escola reconhece a diversidade da sociedade brasileira. Caso não encontre bonecos industrializados, uma boa saída é confeccioná-los com a ajuda de familiares. 

TOQUE Mexer nos cabelos e trocar pequenos carinhos é uma forma de cuidar das crianças e romper possíveis barreiras de preconceitos. O trabalho com o cabelo abre caminho para estudar tamanho, textura, cor e permite aprender que não existe cabelo ruim, só estilos diferentes. 

COMIDA Pesquisar a história de alimentos de origem africana é um jeito de valorizar a cultura dos afro-descendentes. Melhor ainda se houver degustação, com o apoio da comunidade. As aulas de culinária são momentos ricos para enfocar as heranças culturais dos vários grupos que compõem a sociedade brasileira. 

MÚSICA E ARTES PLÁSTICAS A música desenvolve o senso crítico e prepara as crianças para outras atividades. Conhecer músicas em diferentes línguas, e de diferentes origens, é um bom caminho para estimular o respeito pelos diversos grupos humanos. E isso se aplica a todas as formas de Arte.

domingo, 25 de novembro de 2012

Crianças Que Mordem


Crianças que gostam de morder
Morder é uma forma de a criança expressar insatisfação. Os pais devem conter essa atitude.
Redação Crescer

Você tem um pequeno mordedor em casa, acalme-se. A mordida é uma das formas que as crianças têm de demonstrar insatisfação. Também costumam empurrar ou jogar objetos longe. Isso tudo é esperado em uma fase de comunicação rudimentar, enquanto a criança não consegue se expressar bem com palavras. Acrescente-se a isso impulsividade. As emoções ainda não estão sob controle. E a combinação dá muitas vezes em uma mistura explosiva.
Quando a criança dessa idade quer algo e o objeto desejado está na mão de outro, entra em disputa. "Como tem urgência em resolver a questão, ela reage com a parte do corpo que tem mais coordenação, que é a boca, região que usa intensamente desde o nascimento", explica a psicóloga Lúcia Franco da Silva, da Faculdade de Psicologia da PUC-SP.

Falar mil vezes

As dentadas podem começar tanto em casa quanto na escola. Os pais precisam refrear as mordidas para que não se tornem um hábito. Além de conter a reação agressiva, os pais precisam ser coerentes. "Se uma hora deixam porque acham engraçadinho e em outra reprimem, o filho fica sem saber como agir", alerta Lúcia Franco.
Para a pediatra Sandra Oliveira Campos, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), as únicas crianças que se mantêm mordedoras são aquelas com algum problema no desenvolvimento. Então, não resta outro jeito senão a repetição das regras. É cansativo, mas todos só têm a ganhar. "Ao dizer que dói, por isso o amigo chora, você chama a atenção do filho para um valor muito importante, que é o respeito pelo outro", orienta a médica.

Agressor e agredido

Os pais dos mordedores costumam ser mais relaxados do que aqueles que enxergam no corpo do filho dentadas alheias, segundo a pediatra Sandra. Se você está entre o grupo dos filhos mordidos, também relaxe. Quando a criança começa a viver em grupo, acaba descobrindo como se defender e se impor entre os coleguinhas. E uma hora ela vai avisar ao amigo mordedor que não gostou e não quer ser mordida de novo. Nunca incentive seu filho a revidar. "Os pais jamais devem estimular a agressão", ensina Sandra.

sábado, 24 de novembro de 2012

Relatório de Desenvolvimento Infantil





Relatório Diagnóstico do Desenvolvimento Escolar-Educação Infantil

Aspectos a serem observados:

·  Hábitos e atitudes· Socialização e relação eu/outro· Participação durante as atividades· Trabalho em grupo, divisão de tarefas· Respeito a limites e regras· Capacidade de seguir rotina· Hábitos de higiene pessoal· Desenvolvimento da linguagem oral· Desenvolvimento psicomotor· Orientação Espacial· Coordenação motora dos grandes músculos· Coordenação motora dinâmica dos músculos das mãos e dedos· Identificação das cores primárias· Ouvir e recontar histórias· Identificação das formas geométricas planas básicas
· Visualização e identificação do nome· Apreensão de conceitos, como: baixo/alto, em cima/embaixo· Desenvolvimento da lateralidade: esquerda/direita.

OBS: onde tem .....coloque o nome da criança.
Durante este período,............,além de permanecer atenta visivelmente ativa,demonstrando enorme interesse pelas atividades realizadas,conseguiu superar uma de suas maiores dificuldades: a expressão oral ou exposição de gostos, predileções e travar diálogos com os amigos e com a professora.Para além das expectativas,....... Demonstra total
Segurança,opinando,dialogando, citando preferências e interagindo com todos com total vivacidade, o que foi desenvolvido através de jogos e atividades diversas que a incentivavam a participar oralmente. Responde a perguntas Feitas, reconta historias com coerência dos fatos, chegando a recriá-las sob alguns aspectos. Está em excelente nível De desenvolvimento da coordenação motora e viso motor, identifica várias cores, apontando-as em objetos variados Ao seu redor. Identifica seu nome escrito, inclusive entre outros, dizendo a letra inicial do mesmo e seu som, prossegue com excelente higiene, orientação espacial. O desenvolvimento do conceito de lateralidade está em processo. Tem predileção pela linguagem musical e gosta muito de ouvir histórias.

.............permanece tranquila, muito atenta ao que se passa ao seu redor.No entanto,demonstra melhoras no entrosamento com o grupo e expressa-se melhor, falando baixinho, porem , comunicando-se com amigos e com a professora.Está em bom nível de desenvolvimento da coordenação motora e viso motora.Identifica algumas cores, apontando em objetos variados ao seu redor.Necessita de auxilio para identificar seu nome no crachá.Prossegue com excelente higiene, orientação espacial.O desenvolvimento do conceito de lateralidade está em processo.Tem predileção pela linguagem musical e gosta muito de ouvir histórias.o conceito de número está em desenvolvimento, contando nos dedinhos e em objetos ao seu redor.Apreendeu conceitos básicos como maior / menor,embaixo/em cima, perto/longe.

A aluna......... Não compareceu durante todo o período, portanto,não posso avaliar seu desempenho.

A aluna.......demonstra ter superado o egocentrismo, conseguindo dividir espaços e ambientes com maior facilidade.Deixando de ser o centro todo o tempo.

........está interagindo melhor com o grupo e comunicando-se mais frequentemente e com menor nível de agressividade em seus relacionamentos interpessoais .A linguagem oral está ainda em processo, sendo trabalhada com músicas ,jogos de palavras e fichas ilustradas.O aluno já consegue escutar histórias, apesar de não recontá-las. Com auxilio, identifica seu nome e a letra inicial, sendo incentivado neste sentido pela professora e por amigos. Identifica algumas cores primárias em objetos ao seu redor, vem desenvolvendo melhor a noção da importância dos hábitos de higiene, a noção de número,contando dedinhos e objetos.Tem predileção pela linguagem musical e realiza as tarefas com vontade e gosto,demonstrando alegria.A agressividade para com os amigos deixou de ser tão presente e ele vem demonstrando um nível cada vez melhor de socialização com os demais.Os conceitos perto/longe; maior/menor;em cima/embaixo estão em desenvolvimento.

.........permanece tranquila, estabelecendo reações de amizade com naturalidade e frequência, travando diálogos e expressando sentimentos , convivendo com todos de forma harmônica ,dividindo espaços e objetos.Vem demonstrando comunicação mais frequente com os amigos e professora.Está em excelente nível de desenvolvimento da coordenação motora e viso motora, identifica seu nome escrito, inclusive entre outros, dizendo a letra inicial do mesmo e seu som, prossegue com excelente higiene,orientação espacial.O desenvolvimento do conceito de lateralidade está em processo.Tem predileção pela linguagem musical e
Gosta muito de ouvir histórias. Desenvolveu os conceitos perto/longe; maior/menor; em cima/embaixo dentre outros.

...... Prossegue extremamente comunicativa, trabalhando muito bem em grupo e comunicando-se muito bem com todos e com a professora. O desenvolvimento da linguagem oral ou articulação das palavras esta em andamento vem sendo trabalhada com músicas, reconto de historias e fichas ilustradas, alem de jogos diversos. Participa com interesse,opina,dialoga e participa com frequência. Identifica muitas cores, alem das primárias, reconhecendo-as, inclusive, ao seu redor. Responde a perguntas feitas, reconta histórias com coerência dos fatos chegando a recriá-las sob vários aspectos. Está em excelente nível de desenvolvimento da coordenação motora e viso motora,identifica várias cores,apontando-as em objetos variados ao seu redor.Identifica seu nome escrito,o de colegas,prossegue com excelente hábitos de higiene,orientação espacial
O desenvolvimento dom conceito de lateralidade está em desenvolvimento.

......Percebe-se que aluna tem dificuldade de articular fonemas,o que vem sendo trabalhado com músicas, jogos, histórias e fichas ilustrativas.Está desenvolvendo a noção de números,contando nos dedinhos.Demonstra muito interesse na realização das atividades e está conseguindo manter-se mais atenta.Está vencendo o alheamento que antes demonstrava com frequência .

.....permanece tranquilo todo o tempo, estabelecendo relações de amizade, emprestando brinquedos,partilhando materiais,demonstra comunicação mais fácil.segue rotina com facilidade.

Fonte:
HTTP://Suelene-meuanjogabriel.blogspot.com

Modelo Plano de Aula



sexta-feira, 23 de novembro de 2012